Voltar ao Blog

Hemograma on-line: peça o seu e saiba o que você tem

Azul Telemed
Saúde e Bem Estar
18 nov 2024

Hemograma on-line: peça o seu e saiba o que você tem

O hemograma on-line é vital para você que não tem tempo de ir a um médico para solicitá-lo. Caso você precise deste exame, faça sua consulta médica 100% pelo celular ou computador o quanto antes para conversar com um dos nossos médicos. Clique aqui e veja como proceder.

Como interpretar um hemograma

O hemograma é um exame de sangue fundamental na medicina, pois fornece informações detalhadas sobre os componentes do sangue, ajudando a detectar diversas condições de saúde, incluindo infecções. Esse exame analisa três principais componentes: glóbulos vermelhos (eritrócitos), glóbulos brancos (leucócitos) e plaquetas (trombócitos), porém, ele sozinho não consegue identificar uma determinada doença.

Interpretar um exame como este pode ser complexo e deve ser feito por um profissional de saúde. Eles levarão em consideração os sintomas do paciente, o histórico médico e outros exames laboratoriais para chegar a um diagnóstico preciso. No entanto, entender os aspectos básicos do hemograma pode ajudar os pacientes a compreenderem melhor seu estado de saúde e as recomendações do médico.

Glóbulos brancos

Os glóbulos brancos desempenham um papel crucial no sistema imunológico, defendendo o corpo contra infecções. O hemograma mede a quantidade total de glóbulos brancos e suas subcategorias: neutrófilos, linfócitos, monócitos, eosinófilos e basófilos. Cada um desses tipos de célula pode fornecer pistas sobre a natureza da infecção.

– Neutrófilos: um aumento nos neutrófilos geralmente indica uma infecção bacteriana. Eles são os primeiros a responder a uma infecção e são essenciais para combater bactérias.

– Linfócitos: um aumento nos linfócitos pode sugerir uma infecção viral, eles são vitais para combater vírus e um aumento nessa contagem pode ser um sinal de doenças como gripe, mononucleose ou outras infecções virais.

– Monócitos: uma grande quantidade pode indicar infecções crônicas, como tuberculose ou algumas infecções virais persistentes.

– Eosinófilos: podem estar relacionados a infecções parasitárias ou a reações alérgicas.

– Basófilos: embora raramente associados a infecções, um aumento nos basófilos pode ocorrer em casos de doenças alérgicas ou doenças inflamatórias crônicas.

Glóbulos vermelhos e plaquetas

O hemograma também fornece informações sobre os glóbulos vermelhos e as plaquetas. Embora menos diretamente relacionados à identificação de infecções, anormalidades nesses componentes podem indicar outras condições subjacentes que podem afetar a capacidade do corpo de combater infecções.

Aqui na Azul Telemed, caso haja necessidade, nossos médicos passam para os pacientes os pedidos de hemograma, mas é preciso passar por uma consulta médica on-line. Por isso, marque agora a sua aqui.