Voltar ao Blog

Febre alta, manchas e dores? Pode ser dengue!

Azul Telemed
Saúde e Bem Estar
11 set 2024

Febre alta, manchas e dores? Pode ser dengue!

Se você está sentindo febre alta, principalmente entre 39°C e 40°C, que apareceu de forma súbita, acompanhada de dor de cabeça intensa, cansaço, mal-estar, dor atrás dos olhos e dores pelo corpo, é bom prestar atenção. Esses são sintomas comuns da dengue. Além disso, se você notar manchas vermelhas no corpo que podem ou não coçar, esses também podem ser sinais da doença e você precisa marcar uma avaliação com um médico o quanto antes.

Mesmo que a maioria dos casos de dengue seja leve, a doença pode se agravar, especialmente se você começar a perceber sangramentos no nariz e na gengiva, ou em qualquer outro orifício, além de aparecerem hematomas.

Diagnóstico de dengue

Saiba que geralmente o diagnóstico é feito apenas com base nos sintomas que você está sentindo, não precisa se preocupar em fazer exames específicos, mas para ter certeza, o médico pode pedir alguns exames de laboratório. Até o 5° dia dos sintomas, dá para identificar o vírus por meio do PCR. Depois disso, a partir do 6° dia, pode ser feita uma pesquisa de anticorpos para confirmação.

Vacina contra dengue: você já tomou?

Desde fevereiro de 2024, a vacina Qdenga, que atua contra a dengue, foi incluída no Calendário Nacional de Vacinação do SUS. Ela é aplicada em duas doses, com um intervalo de três meses entre elas, e pode ser tomada por pessoas de 4 a 60 anos, exceto gestantes, lactantes e pessoas com hipersensibilidade aos componentes da vacina ou a uma dose anterior. Se você já teve dengue, o ideal é esperar seis meses antes de tomar a vacina.

Prevenção contra a dengue: o básico que tem que ser feito

Mesmo com a vacina disponível, é importante lembrar que a principal forma de prevenir a dengue, além de outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como Chikungunya e Zika, é controlar a proliferação do mosquito e para isso é seguir a cartilha com ações bem simples. Usar telas nas janelas e repelentes no corpo, remover água parada de pratos de vasos de plantas e bandejas de ar-condicionado, manter reservatórios e caixas d’água bem vedados, desentupir calhas, lajes e ralos, manter o ambiente limpo e evitar acumular lixo ou materiais que possam reter água, como garrafas e pneus. 

Lembre-se: São ações básicas que têm que ser feitas.

Consulta médica online: uma excelente opção para suspeita de dengue

Se você suspeita que pode estar com dengue, uma consulta médica online[b] pode ser a melhor primeira opção devido à rapidez. Aqui na Azul Telemed, você pode consultar um médico sem sair de casa, evitando o desconforto de filas, algo que fica pior ainda quando estamos debilitados, não é verdade?  Além disso, você pode receber orientações imediatas, pedidos de exames e até atestados médicos, se necessário.

E se você tiver o Cartão Azul Telemed, você tem acesso a consultas gratuitas e ilimitadas com o clínico geral, que já pode te ajudar nessa situação de suspeita de dengue, e com especialistas se assim for necessário. Tudo isso de forma prática, rápida e acessível, direto do seu celular. Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil e conveniente.


Agende sua consulta agora clicando aqui.