Voltar ao Blog

Cigarro eletrônico (vape): efeitos são piores para o organismo

Azul Telemed
Saúde e Bem Estar
11 nov 2024

Cigarro eletrônico (vape): efeitos são piores para o organismo

Viciada em usar vape, o cigarro eletrônico, a ponto de tomar banho e dormir com o aparelho ao lado, Jordan Brielle, uma mulher de 32 anos de Ohio (EUA), foi notícia recente na imprensa ao ver seus pulmões colapsarem e sair líquido preto de seu nariz e boca devido aos maus hábitos e ainda ficar 11 dias em coma. Tendência, “moda” e hábito entre jovens, o uso dos cigarros eletrônicos se tornou mais comum do que muitos acreditavam, porém, muitos desses jovens acabam passando mal. Diante da possibilidade de precisar de um atendimento médico rápido, as consultas online são uma boa opção.

 A grande questão é que o uso do vape é tão maléfico quanto os cigarros comuns de tabaco, inclusive já foi comprovado que seus efeitos são piores para o organismo do que o cigarro tradicional.
Estes são outros riscos que o corpo humano está sujeito a enfrentar com o uso dos cigarros eletrônicos:

  1. Ataques cardíacos e derrames;
  2. Câncer de pulmão, bexiga e leucemia;
  3. Problemas de fertilidade para homens e mulheres;
  4. Impacto negativo no cérebro, afetando memória, atenção e o aprendizado;
  5. Doenças respiratórias como bronquite e enfisema;

Depressão, solidão e estresse favorecem uso de vape entre jovens

Uma pesquisa publicada na revista científica “Australian & New Zealand Journal of Psychiatry” mostrou que adolescentes com depressão possuem duas vezes mais chance de fazerem uso de cigarros eletrônicos.

O estudo, conduzido por pesquisadores da Universidade de Sydney, também analisaram que adolescentes sob níveis moderados e altos de estresse têm, respectivamente, 74% e 64% mais chances de fazerem uso dos vapes do que aqueles que relataram baixo estresse.

Mal-estar devido precisa ser relatado o quanto antes

No caso de qualquer mal-estar, é essencial conversar o quanto antes com um médico para que este profissional possa dar as devidas orientações e isso pode ser feito de forma online, segura, privada, simples e rápida. Quer saber mais? Clique aqui.